Automação de Marketing: como converter até 47% mais oportunidades em vendas

A automação de marketing é uma estratégia poderosa para converter mais oportunidades em vendas. Falaremos hoje sobre como automatizar suas vendas e gerar mais negócios.automacao-marketing-online

A automação de marketing é o que está por trás de toda estratégia digital de alta performance. Sabe por que?

Automatizar processos faz você e seu time economizarem tempo e agilizar a qualificação de novos potenciais clientes, para focar nos que realmente podem gerar vendas.

Apesar do número alto de pesquisa nos mecanismos de busca por “automação de marketing”, nem sempre há informação clara sobre o que é e como ajuda pequenas e médias empresas, por exemplo.

Neste artigo vamos te explicar de maneira simples e objetiva o que é essa automação, como funciona e como aplicar no seu negócio.

Recomendo essa leitura para te ajudar a entender o verdadeiro poder do marketing digital.

Então vamos lá:

Automação de Marketing: a integração entre diferentes recursos

O termo “automação de marketing” se refere à tecnologia que faz a gestão de processos de marketing por diferentes canais e campanhas de forma automática.

Vamos exemplificar.

Quando você tem um site na web, ou presença nas redes sociais, muitos novos visitantes começam a aparecer e tomar conhecimento da sua marca.

Eles navegam pelo seu site, blog e páginas diversas. Preenchem formulários (se você tiver landing pages focadas nisso) e pesquisam sobre seus produtos ou serviços.

Essas ações geram dados. E são esses dados que movem as plataformas de automação de marketing. Dentro de uma mesma plataforma de automação, você tem recursos como:

  • Criação de landing pages que captam informações sobre visitantes e armazenam os dados em listas de contatos
  • E-mail marketing para receber seus prospects, de forma automática, com mensagens relevantes e personalizadas
  • Segmentação automática dos prospects com base na forma como interagem com seus conteúdos, páginas e-mails
  • Possibilidades de cruzar ações em diferentes canais de marketing
  • Nutrição constante dos seus contatos com conteúdos relevantes para impulsionar confiança e educar os prospects
  • Cross-sell e up-sell por meio de envio de descontos personalizados via e-mail
  • Apoio na Mensuração do ROI (Retorno Sobre Investimento) e outras métricas
  • Atuação que pode ser integrada com um CRM, o que potencializa seu armazenamento de dados

Em outras palavras, além de oferecer a própria ferramenta de criação de landing pages, a automação de marketing te ajuda a montar e colocar para funcionar de maneira automática todos os próximos passos para nutrir e analisar melhor seus visitantes da web.

Tipos de Software de Automação

Existem muitas ferramentas que oferecem essa automatização de processos dentro do universo do marketing. Elas podem ser divididas em 3 tipos:

  1. Automação de workflow: otimiza processos internos de precificação, calendários e a gestão para apoiar departamentos de marketing complexos e grandes
  2. Desenvolvimento de negócios: são focados em otimizar a caminhada dos visitantes da web pelo seu funil de vendas. Aqui estão as ferramentas que tem recursos de segmentação de prospects, criação de landing pages e e-mail marketing
  3. Inteligência de Marketing: ferramentas de inteligência são voltadas para a análise comportamental dos visitantes da web e geração de relatórios a partir disso. Especialmente úteis para e-commerce, pois a partir de determinado comportamento de potenciais clientes, é possível sugerir itens personalizados

Por que as empresas costumam usar Automação de Marketing?

Existem diversos benefícios que podem ser colhidos com o uso desse processo automatizado.

Uma pesquisa demonstrou, por exemplo, que:

📢 Campanhas de nutrição dessas ferramentas têm ajudado empresas a converter mais de 47% em vendas. Também têm experimentado um crescimento na receita de 10% por período de 9 meses.

Não é difícil saber o porquê disso. As ferramentas de automação fazem o seguinte pelo marketing de diversas empresas:

  • Economizam tempo
  • Reduzem custos operacionais
  • Minimizam erros em tarefas repetitivas
  • Por estarem poupados de tarefas que viraram automatizadas, como enviar listas de e-mails, os profissionais de marketing podem concentrar esforços em tarefas mais estratégicas, que podem ser decisivas no aumento da conversão de leads qualificados e vendas

Personalização e relacionamento são tudo para uma empresa

A conclusão é que essas ferramentas otimizam a taxa de vendas e reduzem custos para você, afinal.

Mas por captar dados e fornecer uma perspectiva ampla e integrada do seu negócio, podemos concluir que, outro benefício da automação de marketing é potencializar seu relacionamento com clientes.

Essas ferramentas favorecem o crescimento da sua empresa, com uma base de dados cada vez maior, e alimentada cada dia mais. Gerando nutrição contínua e segmentada para os seus contatos.

Não podemos esquecer da importância de também trabalhar com um CRM. Isso porque a ferramenta de automação também pode ser considerada uma máquina de comunicação com seus leads até gerar uma venda.

O uso das ferramentas de automação facilita a integração entre os times de marketing e vendas, que é algo muito importante nesse processo todo de digitalizar seu negócio.

Saiba medir a eficiência das suas estratégias

Ao estudar sobre a otimização e automatização do seu marketing pelas ferramentas e softwares, não se engane. Nem todas te entregam a efetividade nas vendas por si só.

É importante que você saiba entregar a mensagem certa, na hora certa para os seus clientes. A estratégia é a alma da automação. Se você não tem um profissional de marketing na sua empresa, ou está com dúvidas sobre como automatizar seus processos de marketing e vendas online, pode falar com nossos especialistas sem compromisso.

Por isso, a nossa dica é que você priorize ferramentas que te ajudam a qualificar continuamente os seus leads, gerando conteúdo que seja relevante para eles.

Você pode saber sobre os interesses e comportamentos dos seus potenciais clientes justamente pelos dados fornecidos por essas plataformas.

Mas ainda há outra coisa que você pode fazer para melhorar essa qualificação. Recomendo fortemente o material abaixo. É uma matriz que vai te ajudar a qualificar seus leads:

As ferramentas de automação de marketing não são as únicas no mundo do marketing digital. Te convido a acessar esse comparativo entre os tipos de ferramentas de marketing digital disponíveis atualmente!

Frederico Foini
Frederico Foini
Copywriter Campus Inc