Funil: a máquina infalível e automática de gerar leads para o seu negócio

Preocupado em vender mais? Conheça diferentes soluções de marketing digital do mercado e a máquina que o Campus Inc criou para atrair os melhores leadsproduto-funil

Você com certeza está se perguntando se não é uma boa hora de buscar uma alternativa para o seu marketing.

Porque nos dias atuais, de crise e isolamento social, muitas dúvidas e dificuldades recaem sobre os empreendedores. A gente sabe.

Bem, não sei se você já viu, mas temos outro artigo falando sobre o funil inbound. É uma estratégia que virou uma tendência no mundo do marketing, principalmente com a explosão da tecnologia que impactou todas as empresas.

O conceito de funil, tanto para marketing quanto para vendas, tem sido utilizado por empresas de todos os segmentos como forma de impulsionar sua presença digital e conseguir mais leads.

➡️Uma estratégia 100% digital de funil fez com o Campus Inc. crescesse mais de 430% em dois anos.

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Foto: Time Campus Inc.

Por isso, aprimoramos nossa própria estratégia e desenvolvemos uma solução para outras pequenas e médias empresas: uma máquina que gera leads para um produto ou serviço e deixa o empresário focado só em vender!

Sabemos que o marketing digital é muito amplo, e existem muitas promessas confusas por aí que podem deixar o empresário na mão e não entregando resultados de verdade nas vendas.

Vou te contar como nossa máquina funciona, mas primeiro é importante você entender as diferenças entre algumas ferramentas e soluções disponíveis no mercado.

Entenda as diferenças entre soluções de marketing digital no mercado

O mundo do marketing digital é bem amplo. Há um mercado de soluções, cada vez mais competitivo, focado em otimizar os processos para empresas de diferentes segmentos.

Você irá encontrar o seguinte:

1. Ferramentas de Automação de Marketing

As ferramentas de automação são plataformas inteligentes. Seu objetivo é oferecer um apanhado de funções para facilitar e automatizar o dia a dia do seu marketing.

Em algumas delas, você pode:

  • Montar o layout de seus e-mails e enviar para toda a sua base de uma só vez
  • Criar landing pages
  • Acompanhar métricas que já são calculadas para você
  • Fazer testes A/B
  • Ajudar a automatizar o seu relacionamento com o cliente

Nem todas elas têm todas essas funcionalidades. Algumas são focadas em determinados aspectos do marketing. Mas elas facilitam muito a vida de qualquer empresa. 😉

Prós: Agiliza e automatiza processos, calcula métricas e tem várias funcionalidades numa plataforma só.

Contras: Nem todas oferecem suporte consultivo e sugestões para acertar detalhes que podem influenciar na otimização da sua campanha.

2. Agências de performance digital

Outra solução do mercado é oferecida por agências especializadas em performance digital.

Elas gerenciam anúncios do Google das suas mídias sociais. E tem foco em gerar relatórios e propor otimizações constantes para a sua empresa.

Prós: Poupam a sua empresa de ter um setor especializado nesse tipo de performance

Contras: Nem sempre criam os conteúdos e posts, o que gera muita confusão e o cliente fica na mão se não tiver designers e profissionais de marketing no time.

3. Agências de publicidade

Ainda há as tradicionais agências de publicidade. Elas ajudam a sua empresa criando campanhas de rádio, TV e revista.

Por terem essa atuação, não significa que todas são desatualizadas com a realidade digital. Algumas agências criam campanhas digitais e podem oferecer apoio consultivo.

Prós: Autoridade no mercado e criam campanhas tradicionais

Contras: Costumam ser muita caras

4. Plataformas e agências de conteúdo

Com a consolidação desse novo marketing digital, passou a ser muito importante a criação de conteúdo na internet. Isso fez com que agências especializadas em conteúdo se tornassem players importantes no mercado.

O que essas agências fazem? Elas criam artigos, e-books, tutoriais em vídeo e outros materiais para blogs.

Prós: Produção contínua de conteúdo relevante por especialistas em marketing digital

Contras: Não são recomendadas para empresas que já tenham tração para manter um blog constantemente ativo

5. Plataformas de CRM

As plataformas de Customer Relationship Management (CRM), nos dias atuais, são fundamentais para qualquer empresa. Elas também podem ser consideradas parte desse pacote de ferramentas úteis para o marketing digital.

Essas plataformas te ajudam a gerenciar e automatizar o seu Funil de Vendas. Outro ponto positivo é que a maioria delas têm integração com outros softwares de marketing. Imagina que legal usar mais de um processo automatizado e alinhado? 😃

Prós: Muito importante para o vendarketing, ou seja, integrar as áreas de vendas e marketing

Contras: Não está ligada à atração de leads, somente gestão de leads e clientes, se esse é um dos seus objetivos

Os problemas do marketing antigo na era digital

Você talvez já deve ter vivenciado a fase em que o marketing focava muito em publicidade, lembra? Isso funcionou muito, e ainda funciona, para algumas empresas.

Já comentamos sobre isso em outro artigo. Conforme a internet foi tomando espaço no mercado, o marketing mudou muito, acompanhando novos perfis de consumidores. Fica cada vez mais difícil pensar numa marca que não invista na sua presença na web.

No entanto, as ações de marketing digital ficam desconexas se não houver um processo lógico e automatizado para gerar leads.

Sabe aquela estratégia de marketing que não gera resultados e, ao mesmo tempo, te enche de custos?

Pois é, essa é a realidade de muita gente que investe em marketing digital hoje em dia.

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Foto: Campus Inc.

Muitas vezes tem muito investimento em anúncios, na criação das páginas e publicação de posts. Mas não há a conexão certa entre todas as coisas.

Talvez você já tenha sentido isso na pele, mas o marketing digital, quando usado da forma errada, tem vários problemas.

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Foto: Campus Inc.

Tudo indica que os erros podem custar caro, e isso é precisamente o que você NÃO quer nesse momento. Principalmente se sua empesa for de pequeno ou médio porte.

O Funil de Marketing e Vendas veio com essa intenção: a de ajudar você, empreendedor, a otimizar esse desafio de gerar novos leads com seu marketing. Se você quer montar o seu funil e otimizar seu marketing, aqui vai uma dica que pode te ajudar: baixe esse material para montar o seu próprio funil de vendas!

Então, qual solução é ideal para minha empresa?

O que achou das diferentes soluções para o seu marketing que existem no mercado? Diante de todas elas, você precisa se perguntar sobre o que não é ideal para a sua empresa.

Você pode usar mais de uma, é claro. Mas pense no tempo que tem disponível para lidar com esses detalhes. Se você:

  • Não conhece muito sobre marketing digital
  • Não tem tempo nem dinheiro para gerenciar vários fornecedores e ferramentas
  • Não tem como elaborar uma lógica ou estratégia sozinho para entregar tudo

Pense 2 vezes antes de apostar em qualquer uma dessas alternativas. Temos um palpite:

➡️ Para o pequeno empresário, não é ideal investir muito em algo que deixará outra lacuna.

Por exemplo: contratar uma agência de publicidade que ainda te deixe com o problema de não ter a estratégia definida.

Ou apostar numa empresa que gerencia o conteúdo do seu blog, mas que não monte ou ofereça alternativas para automatizar as outras vertentes do marketing digital…

O que fazer diante disso?! Existe outra solução que ainda não falamos… Você já pensou num apoio consultivo? Geralmente, nesse caso, quem faz isso te ajuda com essa parte estratégica.

Ela não te entrega a venda. Mas automatiza o seu processo e te ajuda com a otimização do seu marketing. A consequência é a geração de mais leads para a sua plataforma na web! ☺️

Foi por conta desse problema de integração e custo-benefício de serviços de marketing para o pequeno ou médio empresário que pensamos na nossa Máquina de Gerar Leads, que é o tema deste artigo.

Quem pode usar e como começar?

Qualquer um que queira usar as ferramentas de marketing digital da maneira certa e transformar o funil de vendas numa máquina de gerar mais leads.

Essa estratégia pode ser a sua salvação, especialmente se você não tem tempo para a parte de criação de conteúdos e acompanhamento de dados. Nós fazemos tudo isso para você.

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Foto: Campus Inc.

O resultado é: aumento da autoridade, interesse e engajamento da sua base de contatos, te levando a aumentar o número de leads.

O nosso funil de vendas é assim:

  • Criamos de forma colaborativa a sua estratégia, uma landing page, e executamos a estrutura para você
  • Entrega conteúdos e automatiza com ferramentas específicas
  • Mensuramos todos os resultados em um dashboard mensal
  • Te ajudamos a publicar anúncios com o menor investimento possível nas redes sociais
  • Te oferecemos uma consultoria mensal para otimização dos resultados

Esse é só o começo da otimização das suas vendas. Acesse essa página para conhecer sobre a nossa solução para o seu marketing digital agora mesmo!

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Mariane Pereira
Head de Marketing Campus Inc