5 maneiras de otimizar seu negócio de contabilidade com uma estratégia digital

Conseguir novos clientes para a sua contabilidade depende de ter uma estratégia definida. Ela torna a prospecção de clientes mais fácil.otimizar-contabilidade

As plataformas digitais são poderosas aliadas para prospectar novos clientes para sua contabilidade.

Isso porque a tendência é que o público - que está na internet - favoreça cada vez mais as empresas com forte presença na web.

A necessidade de se apoiar em estratégias digitais para otimizar seu negócio de Contabilidade surge mais ainda em fases de incertezas e crises econômicas, como a atual.

A boa notícia é que há sim táticas novas e interessantes para driblar e melhorar as vendas.

A produção de conteúdo nas mídias digitais e canais web, por exemplo, têm sido a principal solução para muitas empresas manterem seus clientes e se aproximarem de novos usuários.

Neste artigo vamos conversar sobre 5 maneiras para otimizar a sua estratégia digital e se adaptar a este novo cenário!

1. Ser encontrado facilmente na internet pelos seus clientes

Já parou para pensar a respeito do alcance e a visibilidade da sua marca? É possível que você já tenha investido no seu site e nas redes, mas precisa ver se essa estratégia está dando resultados factíveis.

Você deve se perguntar:

  • Sou localizável e notado nas redes sociais pelo meu público e novos prospects que queiram abrir empresa, por exemplo?
  • Minha página web ou site é focada no meu produto ou serviço principal?
  • Minha página tem bom posicionamento no Google? Consigo ser encontrado por lá?

Esses questionamentos são essenciais, pois os canais digitais podem te ajudar a estabelecer um relacionamento de troca com novos contatos e aumentar suas chances reais de vender seus serviços contábeis.

O comportamento do consumidor atual faz com que os potenciais clientes já cheguem até você exclusivamente por canais online, depois de uma pesquisa na internet.

É por isso que você precisa se perguntar se sua presença digital é consistente para ser notado e fazer a diferença diante da concorrência.

*Bônus: Veja aqui um serviço que pode te ajudar a melhorar a sua presença digital!

2. Uma vez bem posicionado na web, tenha uma estratégia para captar esse cliente

Otimizar os seus processos comerciais é importante para capturar informações das pessoas que visitam as suas páginas na web.

Um dos principais meios para isso é a landing page. Ela é uma página online bastante direta, com o objetivo de disponibilizar informação em troca dos contatos do visitante.

Geralmente, a landing page conta com um conteúdo atrativo e um formulário para preenchimento.

Com uma Landing Page, você pode incentivar as pessoas a preencherem um formulário para assinar uma newsletter ou receber um material ou arquivo para download.

Tendo o contato e com autorização da pessoa, você também pode enviar promoções, informações sobre planos e serviços, descontos e novidades em geral sobre a sua empresa.

Ou ainda, um conteúdo que possa ser acessado gratuitamente, por exemplo: uma lista com dicas para isenção fiscal, passo a passo de processos contábeis, ou então um manual ou planilha que estejam relacionados ao seu negócio.

Com as informações do seu potencial cliente capturadas, fica mais fácil montar uma base rica de contatos interessados no que você tem a oferecer e engajá-los em diferentes etapas da trilha até comprar ou contratar, a chamada “jornada de compra”.

3. Revisar a estratégia de relacionamento com seus clientes novos e atuais

O processo de otimização numa empresa deve ser contínuo. Junto com sua nova estratégia digital, outra dica é se perguntar se conseguiu manter contato com seus novos prospects e clientes ativos de forma eficaz.

Você precisa continuar entregando conteúdo para eles. Algumas alternativas para estreitar o relacionamento:

- Fechar parcerias estratégicas com empresas que prestam serviços para empresas assim como você, por exemplo, para oferecerem juntos novos benefícios e soluções aos clientes de ambas as partes

- Ajudar seus clientes gerando valor, com dicas especializadas e depoimentos de sucesso do seu serviço de contabilidade

- Abrir um canal direto e transparente para esclarecer dúvidas e estreitar relacionamento e contatos entre seus próprios clientes

Dessa forma, você estará entregando mais valor sem cobrar a mais, e gerará impacto positivo para seu cliente no médio e longo prazos.

Se pergunte se já moveu ações como essas para realmente engajar sua base nessa fase. Se não tiver feito isso ainda, é mais uma evidência de que está na hora de apostar numa estratégia digital para o seu escritório de contabilidade.

4. Organizar a divulgação dos seus serviços e ser efetivo ao montar a sua estratégia

É importante engajar potenciais clientes com anúncios digitais, conteúdos relevantes e e-mails.

Para fazer isso com pouco investimento e tempo, tenho uma dica legal. Olha esse material aqui!

Ele vai te ajudar a montar uma estratégia digital. Com a sua estratégia funcionando e disponível na internet, provavelmente você não venderá para 100% desses novos contatos.

Mas com certeza vai ser lembrado por todos que impactar com troca de valor. Gerar valor para potenciais clientes nunca é demais se observarmos o comportamento do consumidor atual.

É importante ser lembrado, pois isso pode fazer a diferença na tomada de decisão entre a sua empresa e seus concorrentes, por exemplo. A tendência é a personalização e a força de uma marca se torna muito relevante nesse momento.

É algo que transpassa qualquer crise: mesmo que o visitante digital não contrate imediatamente os seus servuços, você já terá oferecido conteúdo rico como primeira amostra da sua presença digital consistente.

5. Monte um plano de ação para otimizar suas vendas

Se você tiver uma estratégia para captar e engajar esse potencial cliente em diferentes etapas do processo de decisão de compra dele, fica fácil perceber como você irá amplificar sua base de contatos em pouco tempo.

O marketing digital te ajuda a trazer muitos novos visitantes da web, mas não basta apenas uma visita. Você precisa de um plano de ação e de uma integração entre Marketing e Vendas para organizar uma jornada que leve esse contato novo até o seu time comercial.

Fazer essa integração pode ser decisivo para seu negócio de Contabilidade.

Em pouco tempo, seu processo de captação de leads será automático, e você terá muito mais pessoas chegando, ou seja, oportunidades para vender mais.

Existe um nome para essa integração, que no mundo do marketing digital chamam de vendarketing. Você já ouviu falar?

Se trata de um conjunto de ações e acordos entre as áreas de Marketing e Vendas que vai te ajudar a organizar essa captação de novos contatos.

Para fazer esse acordo, sugiro esse material abaixo. É um modelo para você preencher e organizar as responsabilidades de cada área no seu escritório contábil.

Ao preenchê-lo, vai ter muito mais nítido quais são as atribuições de cada um! Espero que goste:

Frederico Foini
Frederico Foini
Copywriter Campus Inc