4 documentos essenciais para abrir uma empresa

Já tem todos os documentos para abrir empresa? Vamos te contar o passo a passo para abrir sua empresa e o que mais precisa saber. Acompanhe!Post 2 - Capa.jpg

Separar e organizar os principais documentos para abrir empresa é uma tarefa importante. Todo empreendedor se depara com essa etapa, principalmente no Brasil, país com um número crescente de pessoas abrindo novas empresas ou desejando fazê-lo.

Neste artigo, você vai conferir com mais detalhes quais são os documentos necessários e essenciais para tirar sua empresa do papel. Vamos lá?

Quais os principais documentos para abrir empresa?

Basicamente, tudo que você precisa é um comprovante de propriedade do endereço onde a empresa será aberta (ou contrato de aluguel) e documentos de identidade seus e do(s) sócio(s).

Todos devem providenciar:

1 - Um documento de identidade (RG e CPF ou CNH)

2 - Comprovante de endereço

3 - Certidão de casamento (caso se aplique)

4 - O número de entrega do recibo do último IRPF

Além disso, é necessário definir o tipo do negócio e estimar um faturamento para o primeiro ano.

documentos-para-abrir-empresa-empresarias-consultando

Há alguns serviços que facilitam e agilizam todo esse processo para você. Alguns, inclusive, viabilizando o processo via web. Você pode procurar por um escritório virtual ou contabilidades especializadas.

Ambos os casos te ajudam a abrir seu CNPJ em endereços estratégicos para empresas de serviços e ter seu negócio nos maiores centros econômicos do país.

Veja mais:

👉 O que é escritório virtual? Entenda como pode ajudar a sua empresa

👉 Endereço virtual para empresas: 5 cuidados que você precisa ter

👉 3 dicas para gerenciar o tempo na empresa e crescer rápido

Além dos documentos para abrir empresa... Quanto custa e como funciona o processo de abertura?

O valor para abrir uma empresa pode variar muito, de acordo com o tipo da empresa, sua complexidade, a cidade onde ela será aberta, entre outros fatores.

Algumas taxas são fixas, como:

  • DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais)
  • DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais)
  • Junta Comercial
  • Certificado Digital
  • Honorários de contabilidade (se abrir por uma contabilidade e não um escritório virtual)

Com a prestação de serviços online, o empreendedor está cada vez mais livre da parte burocrática. Há locais, por exemplo, que oferecem toda a estrutura para abrir sua empresa. Veja abaixo como o é o passo a passo.

Passo a passo para abrir uma empresa

1. Defina seu CNAE

definir-cnae-empresa

É sempre bom contar com ajuda na hora de definir seus CNAEs. Fale com especialistas!

A definição do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um passo fundamental para o início da empresa.

O CNAE resume em códigos as principais atividades autorizadas e exercidas no país, do setor público à prestação de serviços. Essa definição é essencial para proporcionar melhor controle fiscal das atividades exercidas.

2. Inscrição na Receita Federal

Nessa etapa é necessário informar à Receita Federal todos os dados da futura empresa e dos responsáveis. Nessa análise, o órgão vai indicar se existe algum tipo de conflito que dificulte a abertura.

Caso não exista, é gerado o Documento Básico de Entrada (DBE), que permite a continuidade da abertura nos outros órgãos.

3. Abertura do CNPJ e registro na Junta Comercial

Após a geração da DBE, o processo segue para a Junta Comercial, que fica por conta de registrar o contrato e gerar o CNPJ. Após o deferimento da Junta Comercial, a liberação do CNPJ costuma levar 1 dia.

4. Inscrição municipal

Como o nome sugere, a inscrição municipal é realizada pela prefeitura do município onde a empresa está cadastrada. Ela resulta no número de identificação municipal (o famoso Alvará), que é basicamente a sua permissão para funcionar como empresa.

Organização com os documentos para abrir empresa é apenas o começo de uma jornada promissora

Se você chegou até aqui com o seu objetivo de abertura de empresa, é porque já sabe que planejamento e estratégia são as chaves para que você possa começar a crescer.

No livro "The Small Business Start-up Guide" (ed. Sourcebooks, 2005), Hal Root e Steve Koenig bem explicaram a importância disso. Escreveram o seguinte:

" [...] todo negócio precisa passar pelo planejamento estratégico, independente do porte. A importância disso se torna clara uma vez que as pressões externas sobre os seus negócios começam a ficar aparentes e as lições de administrar um negócio são aprendidas. [...] O planejamento irá te dizer o que está certo e o que está errado com seu pequeno negócio"

E você não é o único em fase de início. Muitos se deparam com ela, principalmente no Brasil, país em que mais de 60% das pessoas deseja empreender e um dia ter a própria empresa, de acordo com uma pesquisa da MindMiners e do PayPal.

Parece muita coisa, né? Mas na prática, abrir uma empresa está muito mais fácil hoje do que no passado, devido às modernizações e integrações entre sistemas.

Se você já está pronto(a) para começar e quer ajuda pra fazer tudo direitinho, é só falar com a gente no chat aqui embaixo. Responderemos o quanto antes, em horário comercial!

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais para ajudar mais pessoas como você a abrirem suas empresas da melhor forma possível.

Até a próxima!

Frederico Foini
Frederico Foini
Copywriter Campus Inc