Conceitos de Marketing fundamentais que você precisa conhecer

Trouxemos conceitos de marketing básicos para você nos seus negócios e o Philip Kotler explicado como você nunca viu antes.conceitos-de-marketing

Conhecer conceitos de marketing é decisivo para qualquer empresa. Você sabia? Isso porque a presença digital já tomou conta da nossa rotina, e as organizações estão aos poucos se conformando com o que é hoje uma realidade: seu consumidor está na internet e não vai sair dela.

Nesse cenário, é natural o crescimento da importância do marketing. Porque é a área dos negócios que identifica necessidades das pessoas e revela as soluções, tendo o potencial de gerar novos clientes e melhores oportunidades para sua empresa.

Boa parte das empresas e também os empreendedores já perceberam isso. No Brasil, além de estarem mais otimistas quanto às perspectivas de crescimento de seus negócios, estão cada vez mais inclinados a investir em propaganda e marketing, como mostrou o Sebrae.

Apesar de estar em alta, você conhece os conceitos básicos do marketing? Já pensou no quanto esse conhecimento pode te ajudar? Neste artigo, vamos esclarecer alguns deles e te contar conceitos de marketing fundamentais e que você precisa conhecer.

Para começar: o que é marketing?

Marketing se resume à área que investiga a “identificação e satisfação das necessidades humanas e sociais”. Em outras palavras, “supre necessidades, lucrativamente.”. Um estudo de marketing percebe uma necessidade e consegue transformá-la numa oportunidade de negócio. 

Essas definição foi elaborada por Philip Kotler e Kevin Keller, e está no famoso livro “Administração de Marketing - A Bíblia do Marketing”. Essa é uma das referências mais objetivas e assertivas que podem ser encontradas sobre o assunto.

Quando falamos da definição de marketing, há muitas. O que é consenso em quase todas é que a área: 

  • Planeja e executa: estratégias, campanhas ou ações;
  • Precifica: produto ou serviço a partir do comportamento de um mercado;
  • Concebe: planos de ação e soluções com base nas necessidades identificadas;
  • Promove: é responsável pela comunicação e por promoções para engajar o seu público;
  • Distribui: qualquer ideia, bem ou serviço para gerar trocas e satisfação de necessidades de indivíduos ou organizações.

As ações do marketing, portanto, são de extrema importância para uma organização do ponto de vista estratégico, e garantem o crescimento dos resultados e o sucesso da comunicação com público certo.

Qual é o principal objetivo do marketing? 

O principal objetivo do marketing é estimular a tomada de ações que provoquem a reação desejada de um determinado público. A intenção, aqui, é conhecer e entender tão bem o cliente que o produto ou serviço se venda sozinho. Sim, o objetivo do marketing é claramente facilitar o esforço da venda.

Peter Drucker, um dos gurus da administração, falou o seguinte no livro “Management tasks, responsabilities, pratices”:

“Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. (...) Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.”

É por isso que a ideia de troca é essencial no marketing. Mas como assim? Vou explicar melhor: para acontecer uma troca são necessárias pelo menos duas partes, e que todas tenham algo de valor a oferecer. Nessa relação, comunicação, entrega, liberdade e negociação são etapas-chave. 

É aí que, com a estratégia adequada, a empresa amplifica seu reconhecimento de mercado.

Mas… todas as empresas têm a mesma orientação de marketing? 🤔

Não, e existem diferentes abordagens e ações de marketing possíveis,  com base nos interesses da organização, clientes e sociedade -  algo que o Kotler e o Keller nos orientam no livro. 

Conceitos de marketing e como aplicar em uma empresa: o que é importante conhecer

Como já falamos anteriormente, falar de marketing é falar de necessidades humanas e sua satisfação, gerando lucro. Cada empresa tem uma forma diferente de como fazer isso. 

Já te explicaram sobre cada uma? Vamos te explicar elas de uma forma breve e prática!

1 - Orientação de Produção

Já ouviu falar da orientação de produção no marketing? Ela é antiga e pensa que o consumidor quer produtos fáceis de encontrar e com custo baixo. 

Foca em: ampliar a distribuição, na produção alta e eficiente, e produtos de menor preço

É muito usada por empresas que querem expandir rápido. Um exemplo é a empresa Haier que usa mão-de-obra barata disponível e explorou muito esse conceito.

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Foto: China Daily.

A Haier apostou na produção como estratégia. Investiu em um sistema de fábricas interconectadas, sendo um bom exemplo de orientação de produção.

2 - Orientação de Produto

A orientação de produto é escolhida por empresas que pensam que um produto de qualidade, inovação e desempenho maiores e melhores que a concorrência vai ter uma recepção boa pelos consumidores. 

Kotler e Keller explicaram que essa abordagem só tem sucesso se caminhar junto com promoção e venda.

3 - Orientação de Vendas

No marketing, a filosofia de vendas acredita no esforço redobrado para promoção e vendas. As empresas que escolhem ela pensam que é o melhor caminho para alcançar maiores lucros.

Empresas que atingiram sua capacidade máxima de estoque e querem reduzir esse excesso também usam. De acordo com Kotler, essa abordagem “esconde altos riscos”, pois podem trazer problemas em casos de insatisfação de clientes.

4 - Orientação de Marketing

A orientação de marketing surgiu nos anos 1950. Ela trocou a ideia de esforços voltados para o produto por esforços voltados para o cliente

A partir daí o cliente se tornou o centro das preocupações das empresas que escolheram essa orientação. 

O marketing é voltado para necessidades do comprador e por isso sua atingiu importância e desempenho no mercado.

5 - Orientação de Marketing Holístico

O marketing holístico veio das revoluções que aconteceram no mundo dos negócios nas últimas décadas. Surgiu da necessidade de uma abordagem mais completa do que a da orientação de marketing tradicional.

O marketing holístico tem a ver com integração, ou seja, para ele tudo é importante: clientes, funcionários, outras empresas e concorrência

Seus projetos consideram que as decisões de todas áreas de uma empresa devem ser coerentes umas com as outras.

Para entender melhor o marketing holístico, podemos usar como exemplo a Puma. Entre 1994 e 2004 triplicou suas vendas. 

E como fez isso? Somando ações em diferentes frentes de marketing:

  • Desenvolveu produtos específicos para diferentes tipos de público que tinha;
  • Investiu em parceiros: BMW/Mini, Terence Conran Design Shop e equipe olímpica jamaicana);
  • Lançou eventos promocionais durante a Copa do Mundo de 2002;
  • Apresentou seus produtos em programas de TV e filmes.

A Puma fez ligação com a Seleção de Camarões na Copa do Mundo de 2002. Lançou com sua agência criativa Gyro Worldwide a campanha “Leões Indomáveis”, estrelando o jogador Samuel Eto’o. Suas propagandas focaram na arte “Japanamation” como uma homenagem aos países sede da competição: Japão e Coréia do Sul. Fonte: YouTube.

Marketing Holístico: um pouco mais sobre ele

Todas as orientações de marketing têm a ver com a própria história do marketing ao longo das décadas passadas. 

Vale a pena entender um pouco mais sobre o marketing holístico, muito comum nas empresas do século XXI.

O marketing holístico tem 4 principais temas:

1 - Marketing Interno: diz respeito a departamentos e gerência;

2 - Marketing Integrado: integração entre produtos/serviços e processos de comunicação;

3 - Marketing de Relacionamento: focado no atendimento ao cliente de sucesso e não apenas isso, e busca criar fortes ligações com fornecedores, funcionários e parceiros também;

4 - Marketing Social ou socialmente responsável: quando o foco são questões de ética, meio-ambiente e sociedade.

Os 4 P’s e 4 C’s do Marketing: conceitos de marketing fundamentais

Dentro de um planejamento de marketing, outros conceitos muito explorados são 4 P’s e 4 C’s do marketing. Apesar de algumas teorias novas não focarem tanto nesses conceitos, são básicos para aplicar em qualquer empresa. 

Eles auxiliam a encontrar o norte certo  dentro de qualquer estratégia. Conheça mais sobre eles na imagem abaixo!

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Fonte: Campus Inc.

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O que a administração de marketing traz para uma empresa?

Os profissionais de marketing não influenciam na criação de uma necessidade - ela já existe. Seu papel é captá-la e transformá-la em negócios promissores. 📊

A administração de marketing se coloca em algum lugar entre ciência e arte e não é exagero falar isso. Porque, ao mesmo tempo que deve apoiar-se em dados, praticá-lo de forma eficiente exige muita criatividade e inspiração. Talvez por isso seja tão instigante.

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Você deve ter percebido que ao longo do texto citamos várias definições de Philip Kotler, professor que foi um dos que melhor definiu cada um dos conceitos que te trouxemos. Vale a leitura do seu livro “Administração de Marketing”.

O estudo desses conceitos pode ser importantíssimo para a sua empresa. O marketing “não é nada simples”, como dizia o próprio Kotler. No entanto, o contexto de transformação digital faz a área de marketing cada vez mais primordial para todas as empresas, de qualquer porte.

Não deixe de aproveitar tudo o que o marketing tem para oferecer à sua empresa. Aprofunde seus conhecimentos sobre novas estratégias de marketing e marketing digital, e veja as oportunidades de negócio se multiplicarem para a sua empresa.

Depois de entender mais de marketing, é a hora de colocar em prática no seu negócio. Mas você não precisa ser um profissional da área ou contratar uma agência para isso, perdendo o foco nos seus objetivos como empresário. 

Uma consultoria de marketing pode te dar todo o apoio que precisar, com agilidade. Há muitas opções no mercado, vale a pena pesquisar sobre isso. Você encontrará grandes parceiros na sua jornada de sucesso e crescimento.

Se quiser saber sobre novas estratégias de marketing e como aplicar elas na sua empresa, veja este artigo sobre estratégia digital!

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Frederico Foini
Frederico Foini
Copywriter Campus Inc