8 dicas para fugir da carreira e criar um negócio de sucesso

Veja as dicas de diferentes empreendedores para fugir da carreira e profissão convencionais e criar um negócio próprio de sucessoPost 6 - Capa.jpg

Ter um negócio demanda do empreendedor diversas habilidades. Porém, certas características você não aprende na universidade, nem assimila só pelo fato de ter um diploma, o que faz com que muito profissionais se sintam perdidos no mercado e queiram fugir da carreira convencional para criar um negócio. Mas essa é uma decisão de muitos empresários que tiveram sucesso!

Se você está na dúvida sobre como aproveitar ao máximo sua experiência profissional como empresário, aproveite essas 8 dicas de empreendedores que fugiram da profissão convencional para inovar e fazer o próprio negócio crescer.

Use suas experiências e habilidades a seu favor

Seu diploma ou carreira profissional até o momento te trouxeram habilidades e informações muito importantes. Mas é necessário entender como você pode usar essas características para abrir ou alavancar sua empresa.

1. Pense além do diploma

A formação acadêmica não é limitante algum para quem quer ser um empreendedor e ter o seu próprio negócio. Ter um negócio de sucesso demanda habilidades, uso de técnicas atualizadas e inteligência emocional - características que dificilmente são adquiridas apenas com o diploma.

Sair de uma carreira para se tornar empresário pode ser uma escolha muito positiva, mas que exige uma dose de coragem e perseverança para buscar novos aprendizados e experiências que auxiliem seu negócio e seu modo de gestão.

O empresário Leonardo Torres,  fundador da LTPerformance, empresa especializada em Marketing Digital, teve sua formação em Lazer e Turismo pela USP. Após a graduação resolveu arriscar e buscou experiências no empreendedorismo e mentorias na sua vida profissional. Foi assim que conseguiu aprofundar seu conhecimento em várias áreas de um negócio: finanças, atendimento, marketing e vendas.

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“Não tenha medo de errar, tenha uma mentalidade humilde de que você está em constante aprendizado e precisará do maior número de pessoas ao seu redor para te ajudar a crescer. E busque se divertir! Essa foi sua escolha, e é importante você se divertir mais no processo do que no alcance do objetivo.”

Leonardo Torres, LTPerformance

2. Não se limite ao currículo

As qualificações do seu currículo, seja referente a sua formação ou experiências em outras empresas, não podem ser um limite para a busca constante de inovação.

O mercado exige flexibilidade em todos os segmentos de atuação. Busque sempre exercer e melhorar seu comprometimento com a sua equipe, na comunicação com seus clientes e na resiliência de seguir em frente apesar dos desafios que surgirem em momentos distintos da empresa.

3. Foque na sua melhor habilidade

Identifique e foque na sua maior habilidade como empresário, seja na padronização de processos da empresa, em tomar iniciativas, na organização de demandas ou gestão de pessoas. Saiba filtrar onde você consegue agregar mais forças em seu negócio com essa habilidade específica, e como transmitir aos seus colaboradores.

Isso também irá te auxiliar na percepção de qual aspecto melhorar e estimulará você a buscar ferramentas para aprimorar essas habilidades ainda adormecidas.

Networking: cultive contatos

Ter uma boa rede de relacionamentos é fundamental para empresas que querem estreitar seus laços com clientes e ampliar as oportunidades de negócios.

É necessário saber com quem interagir de maneira produtiva e, assim, trazer benefícios para o seu negócio e para os demais que compõem sua rede, seja com fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

Fique atento às dicas para se destacar na sua rede:

4. Invista em relacionamento 

Invista e aprofunde relacionamentos construtivos com os seus clientes e demais parceiros. Em uma palestra, conferência, curso ou outro evento que favoreça o networking, estimule o contato com grupos de pessoas novas, e evite ficar só com grupos conhecidos.

Faça perguntas e capture o máximo de informações relevantes e estratégicas para sua empresa, seja com uma oportunidade de negócio ou dicas para sua gestão.

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O empresário Rubney Belloni, formado em Ciências Contábeis, é fundador da empresa BLN Contabilidade e reforça a necessidade de investir em relacionamento:

“Networking está alicerçado em um dos nossos pilares: relacionamento. As pessoas inteligentes observam diariamente o comportamento recorrente de quem se promove e busca o crescimento”

Rubney Belloni, BLN Contabilidade

5. Mantenha suas redes atualizadas e profissionais

Suas redes sociais profissionais devem estar sempre ativas e atualizadas para que você e sua atuação possam ser reconhecidos pelos integrantes da sua rede.

O Linkedin, a mais reconhecida dentre as redes para objetivos profissionais, traz diversas funcionalidades que devem ser exploradas e segmentadas para atingir o público ideal em sua rede de conexões.

Atualize seu cargo, realize a postagem de conteúdos construtivos e que engajem as pessoas, além de apostar nas palavras-chaves que auxiliam na busca que outros profissionais possam fazer para te encontrar.

Sede de aprender: Cursos e workshops

Independentemente se seu negócio está em algum segmento relacionado à sua formação acadêmica ou não, é necessário sempre apostar na busca de conhecimento para se desenvolver nas áreas que você mais domina, assim como naquelas que merecem ser mais exploradas.

Acompanhe algumas dicas de como aprender mais para se destacar como empresário do seu negócio.

6. Entenda áreas que não são o core business

É importante para o seu negócio que você esteja sempre atualizado sobre as demandas e mudanças do mercado e saber mais sobre as áreas paralelas que constituem uma empresa.

Seja vendas, recursos humanos, contabilidade ou financeiro, fique por dentro do que é essencial para lidar com possíveis demandas do que não é "sua praia", principalmente quando for contratar terceiros e direcionar profissionais para desenvolver o que você precisa para sua empresa.

Para isso, a sugestão é conversar com outros empresários, estudar as possibilidades do mercado e utilizar plataformas que concentrem diversos fornecedores, assim você garante agilidade na comparação de serviços, encontra valores justos e pode verificar a qualidade da entrega a partir das avaliações de outras empresas que já contrataram.

7. Na área do seu negócio

Alguns empresários já estão na mesma área de atuação há bastante tempo, seja com o seu diploma ou com experiências da carreira profissional em outros negócios. Nesses casos, você deve aproveitar a oportunidade de aprofundar ao máximo suas habilidades.

As mudanças no mercado e a busca por inovação constante estimulam empreendedores a crescer e mudar seus objetivos a cada nova conquista. Busque realizar cursos que forneçam conteúdos inovadores para você implantar em sua empresa, aprimorar sua gestão e dividir com seus colaboradores.

O sócio e chefe de tecnologia da Campus Inc., Diego Izquierdo, se formou em Comunicação Multimídia pela Universidad del Pacífico, no Chile, um curso que abrange técnicas tanto de designer, quanto de programação.

Veja o que aconteceu após sua formação, em 2010:

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Sentiu que precisava focar em uma área e se aprofundar no que já conhecia.

“Depois de sair da universidade foquei minha carreira na área de Marketing, mas sem nunca deixar de programar e me aperfeiçoar nas novas tecnologias, e foi assim como criei minha primeira empresa e fui parar no Vale de Silício, onde obtive muitas experiências e cheguei onde estou hoje”

Diego Izquierdo, Campus Inc.

8. Acompanhe tendências

Busque ler e  acompanhar as tendências em blogs, newsletters por e-mail e portais especializados que envolvam todas as áreas significativas no seu ramo de atuação. Você não precisa ser um expert em todo os assuntos, mas é importante entender o essencial para decidir que decisões tomar para seu negócio nas mais diferentes áreas que influenciam seu o crescimento.

Fique atento, principalmente, às tendências digitais e em quais habilidades você pode estimular e seguir nesse ramo essencial para todos os tipos de empresas.

Então, gostou das dicas que preparamos para você “fugir de vez” da carreira convencional e criar um negócio em outro caminho?

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais para inspirar mais empresários a trocar experiências com você!

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Lana Nascimento
Product Owner Campus Inc